Decidi criar esse blog para registrar e compartilhar com vocês a experiência única de ser pai do Gabriel, um garotinho que veio ao mundo em 25/02/2008, mas que está presente em minha vida e na de minha esposa desde o dia dos namorados de 2007, quando o fizemos com muito amor e carinho. Bebê, papai e mamãe te amam muito!
quinta-feira, 20 de dezembro de 2012
segunda-feira, 26 de novembro de 2012
Geração touch
Entendo que diferente de minha geração, a do Gabriel veio ao mundo na era da internet, da informação e da velocidade, mas é assustador ver como esses danadinhos de apenas 3 ou 4 aninhos lidam com a informática. Parece que já nascem sabendo como usar o computador, o celular ou o controle remoto da tv.
Palavras como "clicar", "ipad", "notebook" e outras fazem parte de seus vocabulários desde muito cedo. Possuem facilidade incrível para aprender a lidar com os eletro-eletrônicos, somente fuçando e, principalmente, prestando atenção como os pais fazem para seguir depois. E surpreendem a cada ação...
Há mais de dois anos e meio que o Gabriel coloca e retira os discos no dvd. No início até quebrou um aparelho forçando a retirada, mas logo pegou o jeito. Com o celular é a mesma coisa. Começou pegando para olhar e divertir-se com as luzes e cores chamativas. Depois pedia para falar com as pessoas, agora tira fotos e acessa sozinho o seus joguinhos. O preferido é o Angry Bird, que merece um post exclusivo. Até a senha da tela inicial de meu celular ele aprendeu observando eu digitando!
Dias desses ligou para um amiguinho e ficou conversando. Parecia adulto. Falava sobre o dia e as coisas que tinha feito. Impressionante...
Às vezes, ele se confunde e passa o dedo na tela do notebook para "virar a página". Aí o papai é obrigado a falar: "aí não é touch, seu mané!" Mas, mané mesmo é a minha geração perto da dele.
quinta-feira, 30 de agosto de 2012
Diploma - Dia dos Pais
No Dia dos Pais o Gabriel me deu esse diploma. É óbvio que gostei do título, mas o que me deixou mais impressionado foi ele ter escrito o meu nome e o dele, mesmo tendo apenas 04 aninhos. Fiquei muito orgulhoso.
terça-feira, 17 de julho de 2012
Foto de mulher na parede
Criança tem cada uma... No domingo passado eu estava lendo uma revista e o Gabriel estava brincando no chão da sala. De repente, ele levantou-se e começou a olhar a revista. Pediu para eu tirar a minha mão e puxou-a para ver melhor a contra-capa. Ficou ali parado observando. Obviamente que fiquei curioso para ver o que tinha chamado a atenção dele tanto assim. Pensei tratar-se de alguma propaganda de brinquedo, super-heróis, etc... Mas para minha surpresa era a foto da Letícia Spiller!!!
Ele ficou olhando, depois voltou a brincar, mais tarde vinha até mim e pedia para ver a revista novamente. Até que pediu para eu cortar a página e dar para ele. Achei estranho, mas fiz o que ele pediu. Mais tarde, na hora de dormir, ele pediu para a mamãe colar pertinho da cama dele, junto com os super-heróis preferidos e ficou ali, babando para a Letícia Spiller...
sábado, 7 de julho de 2012
Thor e sua capa versátil
Há alguns dias um coleguinha do Gabriel fez aniversário e fomos até uma loja de brinquedos comprar um presente para ele. Óbvio que levando o Gabriel comigo, além de comprar o presente, tenho que comprar mais um brinquedo para o baixinho, que sempre aproveita a oportunidade.
Quando chega numa loja de brinquedos, o Gabriel fica louco. Não sabe para onde olha e nem para onde vai. Mas dessa vez, logo que chegou avistou uma prateleira com os super-heróis Vingadores. Como já tem o Hulk, o escolhido foi o Thor. Amor à primeira vista...
Enfim, escolhemos o presente e partimos. Ao chegar em casa, ele com o boneco do Thor nas mãos, começa a analisá-lo e solta: "papai a capa do Thor levanta, assim dá para ele ir ao banheiro e fazer cocô..."
quarta-feira, 6 de junho de 2012
Uma flor para a mamãe
Sempre que chego em casa ou vou buscá-lo na escola, quando me vê, o Gabriel pergunta: "o que você comprou prá mim?". E na maioria das vezes eu respondo: "hoje o papai não comprou nada, filho" e explico que não é todo dia que se ganha presente, que o papai foi trabalhar e não foi à loja, e blá, blá, blá... Mas ele não desiste e sempre vem com a perguntinha dele e acaba vencendo pelo cansaço ou pela carinha de triste que faz quando ouve que não comprei nada. Realmente, a estratégia dele funciona.
Com a mamãe é a mesma coisa. É só ela chegar em casa, que vem a famosa perguntinha. Na maioria das vezes, antes de cumprimentá-la. Só que a mamãe responde com uma pergunta: "e você, comprou o que para mim?". Diante da resposta negativa dele, ela completa: "eu também não comprei nada para você filho..." seguida das mesmas explicações.
Ontem quando fui buscá-lo na escola, já dentro do carro, ele me pergunta: "papai, vamos comprar uma flor para a mamãe?" Achei bonita a intenção, mas ao mesmo tempo estranha e por isso perguntei por que ele queria comprar uma flor para a mamãe. A resposta foi imediata: "vou comprar uma flor para ela, porque assim quando ela chegar em casa e perguntar o que eu comprei para ela, vou dizer que comprei uma flor. Aí ela vai ter que me dar um presente também..."
É mole ou quer mais?
segunda-feira, 4 de junho de 2012
Festa Junina
O mês de junho mal começou e já fomos à Festa Junina na escola do Gabriel, no último sábado. A festa estava muito animada. Tinha barracas com guloseimas doces e salgadas; jogos que premiavam os vencedores com brinquedos e também muita música e dança.
O Gabriel gostou muito de ficar pescando, tanto na areia quanto na água. Era pescar e esperar pelo brinde... Na hora da fominha, preferiu comer junto com a mamãe um milho cozido para recarregar as baterias. Eita, nós! Seguuuuraaaa peão!!!!
Na hora de subir no palco e dançar, nosso baixinho arrasou novamente e deixou mamãe e papai emocionados. Este ano ele teve a companhia da coleguinha Bia, que também estava linda! Olha como ele ficou todo encabulado ao lado dela...
segunda-feira, 28 de maio de 2012
segunda-feira, 21 de maio de 2012
O Thor também usa camiseta de manga curta
O Gabriel não gosta muito de dias frios e também não gosta de vestir blusa. Prefere as camisetas de manga curta. Faça frio ou calor... Ontem, apesar do sol ter saído, estava um pouco frio dentro de casa e, por isso, colocamos uma camiseta de manda longa nele. Ele aceitou, mas logo percebeu e começou a reclamar: "tá calor"; "tá sol". Argumentei que apesar de sol, estava um pouco gelado dentro de casa e como ele estava um pouquinho resfriado, seria bom ficar com a camiseta de manga longa. Ele insistiu! Então saquei de um belo argumento com referências no seu universo infantil: "filho, veja os super-heróis dos Vingadores, eles usam camiseta de manga longa. Olha o Capitão América, o Thor, tá todo mundo de manga longa...". Ele ouviu e pareceu convencido. Saiu para a sala e em instantes voltou com o álbum dos Vingadores nas mãos e aberto na página do Thor. "Olha papai, ele tá de camiseta! O Thor também usa camiseta de manga curta..." É mole?
quinta-feira, 10 de maio de 2012
Um simples desenho?
Hoje o Gabriel chegou da escola trazendo na mochila um desenho feito por ele.
Era o desenho de "Os Vingadores, os Super-Heróis Mais Poderosos da Terra". Sentei ao lado dele e, aos poucos, ele foi explicando o seu desenho...
Veja como é simples: ali, do lado esquerdo, está o Homem de Ferro, com as luzes em suas mãos e pés. Ao centro está o Hulk, de verde. E, à direita, está o Capitão América com seu grande escudo vermelho.
À primeira vista o desenho parece sem sentido, mas com a explicação do jovem artista é possível entender muito bem qual foi o seu raciocínio e expressão. E, convenhamos, até que para um garotinho de 4 anos não está mal...
Parabéns, filho!
terça-feira, 1 de maio de 2012
Conhecendo o Metrô
Hoje, feriado do Dia do Trabalho, decidimos aproveitar o dia para levar o nosso baixinho andar de metrô pela primeira vez. Como quando se tem filho pequeno tudo é imprevisível, tivemos que passar no hospital primeiro. Nada grave, é que o Gabriel amanheceu reclamando de dor no ouvido e resolvemos levá-lo ao médico. Consulta realizada e remédio prescrito, fomos nós rumo à estação do metrô...
Foi uma viagem curta. Pegamos o trem na estação Barra Funda e descemos na República, onde pretendíamos visitar a exposição do Ayrton Senna, mas a longa fila não deixou.
Mesmo assim foi o suficiente para ele sentir a emoção e divertir-se. Tanto que falou "isso é divertido!". Triste mesmo foi ver a frustração dele quando o trem entrou no túnel e a paisagem sumiu. Ele ficou indignado!
Outro dia papai te leva para passear de metrô em estações que ficam na superfície. Combinado?
segunda-feira, 9 de abril de 2012
Amigos
Como nasce uma amizade? Qual o valor de uma amizade sincera? São perguntas difíceis de responder e praticamente sem respostas...
Logo que começou a ir à escolinha, naturalmente, o Gabriel fez a sua turminha de amigos. E sem desmerecer os demais, logo escolheu os preferidos. Talvez por ter mais afinidade e ver neles características que lhe chamaram a atenção. Nessa fase é natural menina brincar com menina e menino brincar com menino. Verdadeiros clubes da Luluzinha e do Bolinha.
Um dos amigos preferidos do Gabriel é o Bernardo, sempre chamado por ele de "Bê". E o mais engraçado é que eles não estudam na mesma sala e ficam juntos na escola por um curto período de tempo, na parte da tarde. Mesmo assim se adoram e se curtem.
É engraçado isso, né? Tantos outros lá e que até ficam mais tempo junto com ele, mas a afinidade é com o outro. O que será que faz a gente tomar essa decisão...? Não sei, mas o que vejo é uma amizade linda, tão contagiante que chegou até a aproximar os pais, porque vai ficando impossível não frequentar as casas, os mesmos lugares, festas, etc...
Achamos muito legal e valorizamos a construção de novas amizades, principalmente as que nascem assim, de maneira espontânea, inocentemente e sem interesse algum. Tenho certeza que pessoas que constroem relacionamentos assim sustentam ele para a vida toda. É uma amizade sadia,construída desde a infância e que tem tudo para crescer sobre uma base sólida e de mutualismo.
Gabriel e Bernardo, que a amizade de vocês perdure e que sirva de exemplo para nós adultos repensarmos nossas relações. Parabéns pela linda amizade e por nos mostrar o verdadeiro valor da amizade. Um beijo!
segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012
Quatro anos de vida
No sábado nosso baixinho fez o seu 4º aniversário. Somos muito agradecidos a Deus por ter nos abençoado com um garoto tão saudável, alegre, esperto e carinhoso. O tempo passa depressa, mas as crianças crescem mais rápido ainda. Assim, de repente, está ali caminhando ao seu lado e falando com você aquele bebezinho que há pouco tempo apenas engatinhava...
Na sexta-feira de manhã fui levá-lo à escola e fiquei impressionado. Ele desceu do carro no drive-in, pegou a mochila e foi caminhando sozinho até a sala de aula. Um verdadeiro homenzinho independente. Fiquei ali parado, observando e me emocionando. Como nosso filho evoluiu! Há pouco tempo, quando começou a ir à escola, tinha medo, não queria ficar, tínhamos que acompanhá-lo até a porta da sala e deixá-lo lá chorando e implorando para ir embora conosco. Agora, desce e vai caminhando até a sala. Que bonito, filhão! Fiquei muito orgulhoso.
Comemoramos o aniversário do Gabriel num buffet e o tema da festa foi a Liga da Justiça. O aniversariante foi de Homem Aranha, o papai de Super Man e a mamãe de Mulher Maravilha, com direito a fantasia e tudo. Foi uma festa muito divertida, onde o Gabriel recebeu os seus amiguinhos, que também vieram fantasiados de super-heróis e todos brincaram muito. Pudemos perceber mais uma vez como nosso filho é querido pelos amiguinhos e como ele também preza pela amizade deles. Eles ficam muito alegres quando se vêem e não se desgrudam um minuto.
Que continuem assim, unidos e com uma amizade sólida e baseada numa excelente formação familiar e educacional, com muito amor, alegria e saúde.
Parabéns, filho!
Muitos anos de vida!
sábado, 11 de fevereiro de 2012
Um obra de arte
Já escrevi antes aqui que o nosso baixinho tem afinidade com os livros, revistas e sempre pede para contarmos histórias para ele, oque obviamente, não negamos. Ele também gosta muito de assistir aos seus filminhos no dvd. Atualmente estão em alta: Pica-Pau (esse merece um post a parte), Ben10, Alvin e os Esquilos e Carros 2.
Outra atividade que ele gosta muito é pintar desenhos. E ele tem melhorado bastante nessa arte. Antes praticamente rabiscava os desenhos, sem noção alguma de cor e de dimensão. Agora, ele tem em sua memória as cores dos personagens e, dentro de suas limitações motoras, passa isso para o papel. Procura pintar com as cores corretas, mantendo uma relação e sem ultrapassar muito as linhas de limite do desenho. O resultado é muito bom para a sua idade. E como ele faz essa atividade praticamente todos os dias, logo o resultado será ainda melhor. Parabéns, filho. Temos muito orgulho de você!
terça-feira, 10 de janeiro de 2012
Playlist do Gabriel
A música faz parte do dia-dia-dia dos brasileiros e nosso baixinho já tem as suas preferidas. Algumas porque ele aprendeu e ensaiou na escola para homenagear no dias das mães, outras porque aprendeu a cantar e ouvir com coleguinhas e outras por serem temas de seus desenhos preferidos. Veja abaixo as músicas que ele curtiu em 2011 e continua curtindo em 2012:
1. Meteoro - Luan Santana
2. Baby - Justin Bieber
3. Real Gone - Sheryl Crow
4. Life is a Highway - Rascal Flatts
5. Kung Fu Fighting - Hans Zimmer
6. Hey, Soul Sister - Train
7. Ai se eu te pego - Michel Teló
8. Moves Like Jagger - Maroon 5
1. Meteoro - Luan Santana
2. Baby - Justin Bieber
3. Real Gone - Sheryl Crow
4. Life is a Highway - Rascal Flatts
5. Kung Fu Fighting - Hans Zimmer
6. Hey, Soul Sister - Train
7. Ai se eu te pego - Michel Teló
8. Moves Like Jagger - Maroon 5
Sol, praia e água
Assim que as Festas de Final de Ano passaram, descemos para o litoral. Seguimos para a praia da Maranduba, em Ubatuba. É a nossa preferida desde que o Gabriel nasceu devido a estrutura. Tem árvores que oferecem ótimas sombras e quiosques que oferecem mesa, cadeiras e guarda-sol. Além do mar ser tranquilo e ideal para as crianças brincarem. No primeiro dia de praia o Gabriel estranhou um pouco o ambiente, por isso inicialmente preferiu ficar brincando na areia. Fui com ele até o mar para um reconhecimento inicial, mas ele reclamou e até ameaçou chorar quando nos aproximamos e pedi para ele molhar o pé. Parecia não querer...
Mas insisti um pouco mais e comecei a brincar com as ondas que vinham, simulando um ataque com karatês e chutes (imagina a cena...). Deu certo! Ele entrou na brincadeira e se entusiasmou. Partiu prá cima das ondas também aos gritos de "ao ataque!" Aí veio o primeiro problema: ele gostou tanto que não queria mais sair do mar. Parecia um patinho... Quando o levávamos até a areia, fazia bico e ficava de canto aguardando voltar para a água. E foi assim todos os dias. Ele só queria saber de ficar na água. Mas nós também gostamos porque foi a vez que ele mais curtiu o mar, sem tanto medo. Outra coisa legal foi que ele obedeceu direitinho aos chamados da mamãe para passar o protetor solar e por isso não sofreu, mesmo ficando exposto ao sol na maior parte do tempo. Aliás, pegou um bronzeadinho e ficou com a marquinha da sunga no corpinho...
Assinar:
Postagens (Atom)